Educação Socioemocional

Desenvolvimento da educação socioemocional no ambiente escolar.

Contato

Educação Socioemocional

A Escola Viva Vida fomenta, por meio da sua estrutura pedagógica e currículo diversificado, práticas educacionais com foco para o desenvolvimento da Inteligência Socioemocional. Segundo Daniel Goleman, entende-se por Inteligência Emocional a “capacidade que o indivíduo tem de reconhecer os próprios sentimentos e dos outros e de saber manejar as emoções”.

Nesta perspectiva, fica evidente e necessária a responsabilidade da escola e dos pais em propiciar aprendizagem além do aspecto cognitivo, mas também do aspecto socioemocional desde cedo, tendo em vista as necessidades do amanhã, que exigirão dos indivíduos a capacidade de conhecer-se e cuidar de sua saúde física e emocional, bem como o exercício da empatia, do diálogo para a resolução de conflitos, a cooperação e, sobretudo, para a capacidade de atuação pessoal e coletiva na sociedade com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

A adoção de estratégias para o desenvolvimento das competências socioemocionais na estrutura curricular da Escola Viva Vida obedece, ainda, as diretrizes previstas pela Base Nacional Comum Curricular, entendendo que se torna obrigatório para todas as instituições de Ensino Básico desenvolver as competências socioemocionais.

Estudos referendados sobre Inteligência Emocional comprovam sua relevância, como elo que conecta o presente ao futuro, impactando no poder de escolha, na construção da autonomia, no respeito às diferenças, na autoestima positiva, como pilares do convívio fraterno entre os sujeitos, cônscios de seus direitos e deveres, atributos indispensáveis para a aquisição e usufruto da cidadania.

No intuito de possibilitar aos alunos, de forma eficiente, o desenvolvimento de suas competências socioemocionais, firmamos parceria com a Escola da Inteligência, programa educacional que objetiva desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar, fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal.

Elaborada pelo Dr. Augusto Cury, essa metodologia promove, por meio da educação das emoções e da inteligência, a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos.

Todos os envolvidos – professores, alunos e familiares – são beneficiados com mais qualidade de vida e bem-estar psíquico. Estes são alguns benefícios da Educação Socioemocional na escola:
• Gerenciamento das emoções e desenvolvimento da inteligência;
• Melhoria do rendimento escolar e do aprendizado;
• Habilidades para construir relações saudáveis e administrar conflitos;
• Postura empreendedora e criativa;
• Combate e prevenção ao bullying e ao uso de drogas;
• Aumento da qualidade de vida de professores, pais e alunos.

Agendar uma visita

    Nossos arquivos para baixar